Skip to content
Café especial e o protagonismo feminino marcam evento realizado pela Associação das Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí (MG)

Café especial e o protagonismo feminino marcam evento realizado pela Associação das Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí (MG)

A Associação das Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí (MG) promoveu o Summit Empreendedoras do Café, que reuniu mais de 900 pessoas no último dia 12, no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). O encontro destacou o empreendedorismo no setor do café especial e o protagonismo feminino, com palestras de renomados profissionais do ramo e abordagens abrangentes sobre a cadeia produtiva do café no Brasil.

Uma das palestrantes ilustres foi a Diretora Executiva da Organização Internacional do Café (IOC), Vanusia Nogueira, que, diretamente de Londres, compartilhou com os participantes a importância do café brasileiro, os desafios relacionados à União Europeia e a valorização de eventos como o Summit, que enaltecem o café nacional e promovem a inclusão.

Segundo a representante da maior organização de café do mundo, os cafés brasileiros especiais estão sendo cada vez mais apreciados e reconhecidos internacionalmente. “Em Londres, por exemplo, é possível encontrar cafés brasileiros de qualidade sendo apreciados pelos consumidores. Eventos como o realizado em Santa Rita do Sapucaí têm sido valorizados e incentivados em todo o mundo, especialmente dentro de um contexto engajado com a inclusividade, o respeito aos direitos humanos e, principalmente, os direitos das mulheres”, frisou Vanusia. 

O Summit também contou com a presença de representantes do Governo do Estado de Minas Gerais, como o Secretário Adjunto de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Ricardo Albanez, e o Secretário Adjunto de Estado de Tecnologia e Inovação, Bruno Araújo, além de autoridades e parceiros do setor.

Durante o evento, os participantes puderam desfrutar de exposições artísticas de quadros, artesanatos e produtos feitos com café, além de degustar cafés especiais pontuados e produzidos por representantes da associação, preparados especialmente para a ocasião.
Para a Presidente da Associação Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí, Daniele Alckmin Carvalho Mohallem, o Summit agregou valor, conhecimento e mostrou que a conexão café, tecnologia e a força feminina à frente da cafeicultura podem gerar grandes resultados.

“Superamos as expectativas e cumprimos o propósito de unir e fortalecer o agro, em especial o café que é muito importante aqui em nossa região do Sul de Minas. Trouxemos conteúdos relacionados a produtividade, empreendedorismo, liderança feminina, sucessão patrimonial, familiar, ESG, mercado, comercial para que seja possível a permanência do cultivo do café de forma sustentável, responsável, social, ambiental e economicamente”, ressaltou. 

Como uma das grandes atrações do evento, a Exposição Itinerante "Imigrantes do Café", realizada pelo Museu do Café de Santos (SP) em parceria com o Museu da Imigração (SP) proporcionou aos presentes a oportunidade de conhecer um pouco da história contada em imagens e cubos iluminados suspensos sobre a imigração relacionada à cafeicultura brasileira.

Outra atividade bastante visitada foi o 'Cafezalzinho', uma área destinada para as crianças conhecerem como é um cafezal e, de forma lúdica, aprenderem desde cedo como funcionam as fases do crescimento da planta, da colheita e o manejo dos grãos. As duas exposições do museu ficaram abertas para o público até o dia 15 de maio, onde centenas de crianças de escolas públicas do Sul de Minas e adultos tiveram a oportunidade de conhecer gratuitamente o mundo da cafeicultura. 

"O trabalho de levar a cultura do café faz parte de um projeto social da associação e que temos desempenhado nas escolas da nossa cidade. Queremos levar o conhecimento sobre a importância da produção e da bebida para as novas gerações", explicou a Vice-Presidente Executiva da Associação Empreendedoras do Café, Carolina Vono Alckmin.

Confira as palestras realizadas durante o Summit Empreendedoras do Café.
 
Empreendedorismo: Realizar para protagonizar - Angelita Marisa Cadoná (presidente Sicredi - Conexão); Entrevista  exclusiva direto de Londres com a brasileira Diretora-Executiva da Organização Internacional do Café (OIC) - Vanusia Nogueira (OIC);  ESG e Crédito De Carbono na Prática - Como Gerar Valor ao seu Negócio - Claudia Leite (Hilo Consultoria), Caio Sérgio Santos De Oliveira (Faemg Senar) e o  produtor Eduardo Ferreira De Sousa (Fazenda Pedra Preta); Sucessão: Planejamento Patrimonial, Tributário e Familiar - Dr. Fernando Castellani (CCHDC) e Matheus Trolesi (Ipecont); Comercialização e Cafés: Conheça Novas Realidades e Oportunidades - Ana Paula Urtado (Fazenda Três Meninas), Edgard Bressani (Latitudes Coffees) e Marcelo Pedrosa (Volcafé); Produção de Café: Redução de Custos, Gestão, Produtividade e Inovações Tecnológicas no Campo - Gustavo Rennó ( Engenheiro Agrônomo e apresentador do Programa - No Pé Do Café) e Agro é Pertencer, é realizar, é Evoluir - Camila Telles - Produtora Rural, empresária, comunicadora e especialista em marketing.

Associação Mulheres Empreendedoras do Café

A Associação Mulheres Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí (MG) é uma entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino na cadeia do café, promovendo a capacitação e fortalecimento do setor.

O grupo formado por 125 mulheres, líderes em diversas frentes de trabalho em Santa Rita do Sapucaí, foi criado em 2018, quando quatro mulheres produtoras de café especial decidiram se unir para falar sobre cafeicultura e ganhar mais representatividade. Nesses cinco anos de atuação o grupo tem se destacado no mercado com a produção de cafés especiais, fortalecido relações e atraído novas participantes.
A Associação Mulheres Empreendedoras do Café promove eventos e cursos de capacitação para as associadas.

O objetivo é aprimorar as habilidades e competências das empreendedoras, com atividades como: palestras, workshops, rodas de conversa, visitas técnicas, participações em feiras nacionais e internacionais de café, sempre voltadas para o setor cafeeiro e o fortalecimento econômico de todos que fazem parte da rede.  A instituição também investe em ações voltadas para educação nas escolas sobre o protagonismo e o desenvolvimento do café entre as gerações.

A Forbes Agro, por meio de seu projeto Forbes Mulher Agro, apresentou um levantamento inédito: a lista dos grupos de mulheres do agro que atuam no país. São 50 grupos organizados, sendo a maior parte criada nos últimos 3 a 4 anos. E o grupo feminino de Santa Rita do Sapucaí está entre os 50 mais influentes do país.
 

APOIADORES
Confira quem foram os patrocinadores do evento: Inatel, Sicredi, Camilotti Castellani Haddad Dellova Crotti Advogados, Ipecont, Faemg Senar, Cooperrita, 3Corações, Adubos Real, Hotel Real Palace e Supermercado Avenida – Unissul.
Os parceiros: Sebrae, Emater Minas, Museu do Café, IWCA Brasil, Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE), Mantiqueira de Minas e apoiadores: Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí, Coopervass, SPA, Ativa, Ruralmac, Ausyx, Luchini, Novo Vale Transportes, Cocarive, Coopama, Coapeja e Menu Eventos.

Fonte:
 Empreendedoras do Café
Older Post
Newer Post

Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published

Added to cart