Pular para o conteúdo
A demanda por cafés mais exclusivos e raros cai durante uma recessão?

A demanda por cafés mais exclusivos e raros cai durante uma recessão?

É justo dizer que muitos países em todo o mundo estiveram – e continuam – experimentando vários níveis de desaceleração econômica nos últimos anos. Segundo o Banco Mundial, a Covid-19 “desencadeou a maior crise econômica global em mais de um século”, e a recuperação disso vem sendo tão desigual quanto seus impactos econômicos iniciais.

As taxas de inflação têm aumentado em todo o mundo no pós-pandemia, fortemente impulsionadas pelo aumento do custo dos alimentos e da energia. E tanto as empresas quanto os consumidores foram duramente atingidos por esse aumento nos preços. No entanto, apesar desses desafios, a indústria do café se preservou. Durante os confinamentos, o consumo doméstico disparou, enquanto cafés e torrefações encontraram novas maneiras de se adaptar a condições incertas. Os produtores, por sua vez, aparentemente tiveram mais dificuldades com atrasos no envio, pagamentos atrasados e preços voláteis do café.

Dado que a demanda do consumidor por café permaneceu estável desde o início da pandemia, também devemos considerar como diferentes segmentos de mercado foram afetados – incluindo cafés exclusivos que alcançam preços muito mais altos. Para saber mais, conversei com Charles Fleer, fundador do La Boheme Café, Darrin Daniel, gerente de parcerias da Enveritas, e Ryan Noh, CEO da Ryans Coffee Roasters.

QUAL É A DEMANDA POR CAFÉS MAIS EXCLUSIVOS?

O mercado global de café é enorme. Em sua revisão anual 2021/22, a Organização Internacional do Café descobriu que o consumo global de café aumentou 3,3%, para 170,3 milhões de sacas de 60 kg. Em termos simples, podemos dividir o mercado geral de café em classes de commodities e especiais. Olhando especificamente para o café especial, embora tenha uma participação de mercado muito menor do que o café de grau commodity, é claro que o setor está crescendo.

Como apenas um exemplo, em 2022, a National Coffee Association anunciou que o consumo de cafés especiais nos EUA havia atingido um recorde histórico. Enquanto isso, em todo o mundo, as vendas de café torrado devem atingir mais de US$ 192 bilhões até o final de 2023. Com 52% desse crescimento atribuído à premiunização, os torrefadores vendem cafés mais exclusivos, raros e de qualidade superior para impulsionar o apelo da marca. Com isso, adicionam um maior senso de valor para o comprador e, em última análise, torna-o mais disposto a pagar preços mais altos. Esse tipo de crescimento geralmente ocorre em mercados mais maduros – como Europa Ocidental, EUA, Austrália e Ásia Oriental.

Isso levou mais e mais torrefadores a comprar cafés mais exclusivos, como micro lotes e cafés de leilões. Ryan Noh é o CEO da Ryans Coffee Roasters em Seul, Coreia. Além de torrar café, a empresa também importa e vende café verde. Ele me diz que, embora o mercado para esses cafés permaneça pequeno, as cafeterias se tornaram pontos de venda únicos para certos torrefadores. “Vender cafés mais exclusivos é um dos métodos de marketing que os torrefadores usam para se promover”, afirma.

A influência de concursos e leilões

Existem muitas competições e leilões na indústria do café. Mas quando se trata de café verde, nenhum é tão influente quanto o Cup of Excellence e o Best of Panama, que apresentam alguns dos melhores cafés de seus respectivos países. Ryan acredita que as competições e leilões de café verde ajudaram a transformar a indústria de cafés especiais – destacando variedades únicas e permitindo que esses cafés se tornassem mais acessíveis aos consumidores.

Charles Fleer é o fundador do La Boheme Café – um torrador de cafés especiais com várias cafeterias em Praga, República Tcheca. Ele explica como competições e leilões como CoE e BoP servem a um duplo propósito. “Os organizadores de leilões não apenas conseguiram realizar o que inicialmente pretendiam – que é recompensar os agricultores por sua dedicação à produção de café excelente –, mas agora também oferecem uma sensação de continuidade, estabilidade e segurança aos produtores e torrefadores. Quanto aos consumidores e conhecedores que compram esses cafés, trata-se mais de uma oportunidade de apreciar algo realmente especial.”

ANALISANDO O IMPACTO DA COVID-19 E DO AUMENTO DA INFLAÇÃO

Tem sido difícil para muitos de nós ignorarmos os aumentos acentuados de preços de vários bens e serviços nos últimos anos – especialmente de alimentos e combustível. Embora as razões sejam um pouco complicadas, podemos atribuí-las aos efeitos persistentes da pandemia e da invasão da Ucrânia pela Rússia, que começou em fevereiro de 2022. Como resultado desse aumento de pressão, cafeterias e torrefações têm lidado com um aumento acentuado nos preços. Enquanto alguns tentam absorver o máximo possível dos custos, é inevitável que uma parte precise ser repassada ao consumidor final.

“Em toda a cadeia de suprimentos, o impacto da pandemia e seus desafios associados foram difíceis de engolir”, diz Charles. “Então vieram as geadas repentinas no Brasil em julho de 2021, que aumentaram maciçamente os preços do café, independentemente da qualidade.” Nos meses seguintes, o clima sem precedentes no Brasil fez com que o preço por libra-peso atingisse a maior alta em dez anos – embora tenha se estabilizado desde então.

A demanda por cafés mais exclusivos e raros mudou?

Então, dado que os cafés exclusivos já alcançaram preços mais altos, a demanda por esses lotes caiu devido a recessões econômicas? Darrin Daniel é ex-diretor executivo da Alliance for Coffee Excellence e da Cup of Excellence. Ele analisa como a pandemia impactou o mercado. 

“Em 2018, definitivamente vimos mais e mais leilões começando, com mais produtores vindo até nós para dizer que estavam prontos para ter sua própria plataforma. Em 2019, era evidente que o mercado desses cafés estava crescendo. Mas crescimento e vendas não são necessariamente a mesma coisa. Então, acho que o que vimos acontecer em 2020, e depois, durante a pandemia, foi que havia mais demanda por café dessa qualidade – para a surpresa de muitos profissionais do setor. Havia, no entanto, limitações sobre como os compradores poderiam obter micro lotes, então os leilões se tornaram outra maneira dos compradores fazerem cuppings de amostras com segurança e comprarem café”, diz ele.

HÁ CONSUMIDORES DISPOSTOS A CONTINUAR PAGANDO PREÇOS ALTOS POR CAFÉS MAIS EXCLUSIVOS E RAROS?

É provável que o mercado de cafés exclusivos permaneça pequeno nas próximas décadas. Mas com o aumento das taxas de inflação, mais consumidores estão começando a mudar para opções mais acessíveis? Charles não pensa necessariamente assim. Ele diz que, quando a pandemia chegou, muitos de seus clientes atacadistas fecharam. 

Para apoiar os produtores e seus negócios, ele fez um lance pela primeira vez em um café no leilão Cup of Excellence Etiópia 2020. Em colaboração com Geoff Watts na Intelligentsia Coffee nos EUA, La Boheme ofereceu US$ 108/lb pelo segundo café de maior pontuação – um lote lavado com 90,98, vindo de Sidamo, produzido pela Rumudamo Coffee Industry Trade PLC. “Ele definitivamente vendeu mais devagar do que outros cafés, mas nossos clientes adoraram”, diz ele. “Nossos clientes que tinham meios financeiros para comprá-lo, o preparavam em casa. Os que não o compraram, desfrutaram de uma xícara em uma de nossas cafeterias.”

Limitações associadas a determinados mercados

Todos os torrefadores e consumidores podem comprar cafés exclusivos e raros – e nem todos querem. Mas para aqueles que o fazem, as evidências parecem sugerir que as recessões econômicas não os impediram de gastar mais dinheiro em cafés de alta pontuação. “Alguns consumidores de café ainda parecem dispostos a pagar pela experiência”, diz Ryan – acrescentando que acredita que o consumo desses cafés continuará a crescer no futuro.

Esse crescimento, no entanto, permanecerá provavelmente confinado a regiões específicas – especialmente no Leste Asiático, nos EUA, na Europa Ocidental e na Australásia, onde o mercado desses cafés já está mais desenvolvido.

Embora a Covid-19 e o aumento das taxas de inflação tenham mudado o comportamento do consumidor de café, eles não parecem ter interrompido o crescimento do mercado. Na verdade, o consumo de café especial nunca foi tão alto em alguns dos mercados mais estabelecidos – e isso inclui o setor de cafés mais exclusivos.

Devemos ter em mente, no entanto, que o mercado de micro lotes raros e de alta pontuação sempre permanecerá pequeno – e que aqueles que podem pagar por esses cafés continuarão a comprá-los pela experiência.

Fonte: PDG Brasil

Postagem anterior
Postagem seguinte

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Acaba de ser adicionado ao seu carrinho