Pular para o conteúdo
Maior consumidor de café do mundo, Brasil tem expansão em mercado de cafés especiais

Maior consumidor de café do mundo, Brasil tem expansão em mercado de cafés especiais

O Brasil passou os Estados Unidos e se consolidou como o maior consumidor de café do mundo, segundo levantamento da Euromonitor Internacional. Em média, o brasileiro toma 839 xícaras de café por ano. Dá mais do que duas por dia.

O mercado está em expansão e em especial o nicho de cafés especiais. Segundo a associação que reúne as indústrias, o mercado do café no Brasil vive a terceira a onda. A primeira trouxe o café para dentro de casa. O tipo instantâneo e a embalagem a vácuo. Na segunda onda, surgiram as cafeterias com bebidas também a base do expresso. A terceira onda chega com o surgimento de marcas regionais. Novas técnicas de fabricação. O consumidor começa a descobrir o sabor do café.

A a quarta onda já está chegando, aquela onde além da experiência, cada vez mais, o consumidor quer exclusividade no café. Na loja da empresária Gelma Franco, por exemplo, o cliente pode criar o próprio blend, a própria mistura, por meio de um app. No aplicativo, o cliente marca aroma de entrada, secundário, corpo, acidez, doçura e sabor residual. O cliente leva para casa os grãos e em casa faz todo o processo de torra e moagem, ou já leva o saquinho pronto para consumir.

Fonte: Globo.com

MUSEU DO CAFÉ
Rua Quinze de Novembro, 95 – Centro
Santos / SP – CEP: 11010-150
Telefone: (13) 3213-1750
Site: www.museudocafe.org.br

Postagem anterior
Postagem seguinte

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Acaba de ser adicionado ao seu carrinho